Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


OUTUBRO ROSA

Publicado em 01/10/2021 às 08:32 - Atualizado em 01/10/2021 às 08:35

OUTUBRO ROSA

           

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

 

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

No município de Ouro, as ações de prevenção são realizadas durante o ano todo.

As mamografias são realizadas no Hospital Nossa Senhora das Dores para mulheres acima de 40 anos. Para agendamento  é  necessário requisição médica,  cartão do SUS, CPF, Identidade, comprovante de residência e última resultado de mamografia realizada da paciente.

Para realizar exames preventivos de colo de útero, a mulher deve entrar em contato com as unidades de saúde presencialmente ou pelos telefones: 3555-7036 (UBS Parque Jardim Ouro) ou no 3555-7020 (UBS Unidade Central) para confirmar os dias disponíveis para coleta.

 

A Secretaria de Saúde do município de Ouro apoia essa importante causa!