Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Utilidade Pública
OUTUBRO ROSA, mês de conscientização sobre o câncer de mama

Publicado em 06/10/2020 às 14:38 - Atualizado em 06/10/2020 às 14:43

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

 

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

 

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, com objetivo promover e indicar a adesão ao movimento.

 

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

No município de Ouro, as ações de prevenção são realizadas durante o ano todo:

*Preventivo na UBS Unidade Central: de segunda à sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 (com agendamento pelo telefone 3555-7020);

*Preventivo UBS Parque Jardim Ouro: de segunda à sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 (com agendamento pelo telefone 35557036)

*As mamografias são realizadas no Hospital Nossa Senhora das Dores -para mulheres acima de 40 anos, agendadas presencialmente na UBS Unidade Central e Unidade do Parque Jardim Ouro.

 

 

É necessário o cartão do SUS para realização do preventivo e CPF, Identidade, cartão SUS, comprovante de residência última mamografia realizada da paciente para agendamento da mamografia.

 

A Secretaria de Saúde do município de Ouro apoia essa importante causa!