Secretaria de Educação de Ouro promoveu o 2º Encontro de Integração Família e Escola

Publicado em 06/08/2019 às 16:42 - Atualizado em 06/08/2019 às 16:42

Na última sexta feira à noite, dia 02 de agosto, a Secretaria de Educação de Ouro promoveu o 2° Encontro de Integração Família e Escola. O evento, cujo tema “Educação: Responsabilidades e Desafios da Família e da Escola” foi realizado no Clube Esportivo Floresta e contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre profissionais da educação e famílias.

Como pauta do encontro, cada instituição escolar programou uma apresentação dos alunos destacando a importância da família na parceria com a escola. A professora Marilena Detoni proferiu a palestra abordando o assunto “Resgatando os valores humanos na competência da convivência familiar”, a qual destacou a importância do educar como responsabilidade da família e importância da parceria com a escola para que a criança possa se desenvolver de maneira segura para os desafios com os quais se deparar. Cabe ressaltar que a professora Marilena Detoni atua junto à Escola de Pais do município de Joaçaba há 34 anos.

Na sequência, o encontro reservou a premiação do concurso dos Desenhos que irão compor o documento oficial das Diretrizes Curriculares do Sistema de Ensino Municipal de Ouro, que foi elaborado coletivamente por todos os profissionais da educação e está sendo finalizado. Os alunos Yasmin Pereira (Educação Infantil) e Nilmar Andreoni (Ensino Fundamental), ambos do Ensino Municipal de Santa Lucia tiveram seus desenhos escolhidos e foram premiados com um kit escolar. Após, foram entregues os pareceres da Educação Infantil, referente ao primeiro semestre letivo e os boletins do 2º bimestre do Ensino Fundamental. As famílias puderam conversar receber informações e tirar suas dúvidas com os professores dos seus filhos.

Conforme destaca a Secretária de Educação, Sirlei Almeida foi um encontro muito gratificante, aonde o objetivo de integrar e fortalecer os vínculos entre Família e Escola, compreendendo as responsabilidades e desafios de ambas, foi alcançado.  A participação expressiva das famílias demonstra o apoio às nossas ações e nos faz acreditar que estamos respondendo positivamente aos anseios da comunidade, apoiados pela Administração Municipal.  Somos extremamente gratos pelo respaldo que estamos tendo em todos os eventos que a Educação vem realizando e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade junto ao planejamento de ações que promovam a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. A vida familiar e a vida escolar se complementam. Cuidar, educar e ensinar, embasados em valores e princípios é desafiador e exige comprometimento, esforço, dedicação, amor e principalmente cooperação e cumplicidade, pois seguir na mesma direção é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças. Nosso agradecimento especial a todas as famílias que participaram do evento.