OURO ULTRAPASSA A META DO IDEB NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 06/09/2018 às 16:27 - Atualizado em 06/09/2018 às 16:33

No ultimo dia 03 de setembro, segunda feira, foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) os números referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Esse índice é calculado a partir de dois dados importantes  para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e evasão) e médias do desempenho da Prova Brasil, no caso da rede municipal de ensino. O IDEB é um importante condutor da política pública de melhoria da qualidade da educação.

Em Ouro, a média do IDEB dos anos iniciais (4º/5º) vem se tornando muito significativa ao longo dos anos.  A média de 2015 que era de 6,6 passou para em 2017 para 7,1, um acréscimo relevante de 0,5. Cabe destacar que a Meta Projetada para 2017 era de 6,2. A avaliação foi realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com alunos do 4º/5º ano da rede municipal de ensino. Enquanto que em alguns municípios o IDEB dos Anos Inicias decresceu, em Ouro a ação pedagógica tem surtido efeitos positivos na melhoria significativa desse índice.

Cabe destacar que esse crescimento deve-se principalmente ao trabalho pedagógico sério e comprometido de toda equipe e dos docentes, que de maneira responsável atentam para o processo de alfabetização e de aprendizagem dos alunos até o 5º ano do ensino fundamental, nível atendido pelo Sistema Municipal de Ensino de Ouro. A educação municipal de Ouro vem se destacando ao longo dos anos, embasado em parcerias com famílias e entidades, bem como a execução de programas e projetos relevantes, com destaque para o Programa União Faz a Vida em parceria com Sicredi.

“ Essa média de 7,1 no IDEB nos encheu de orgulho, uma vez que é fruto de um processo responsável que se inicia no atendimento dos nossos alunos em idade de creche e que se reflete positivamente no 5° ano, quando a avaliação da Prova Brasil é realizada. Esse aumento expressivo é reflexo do comprometimento da Administração Municipal para com a educação e da seriedade com que nossos professores exercem sua função. E isso nos traz um  compromisso ainda maior, que é  manter e  continuar melhorando a média do IDEB nos próximos anos” destaca a Secretária de Educação Sirlei Almeida.